wwww.galegossmartinho.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
Artesanato

Desde sempre foram reputados os artesãos locais dedicados ao fabrico de cerâmica, sobretudo pela sua imaginação figurativa sem paralelo. Embora haja diversos pontos em que a arte popular ganhou vulto no Concelho de Barcelos, é a Freguesia de Galegos S. Martinho aquela que mais afamada se tornou devido à excelência dos seus artesãos, sobretudo no que concerne ao tratamento artístico do barro e à produção do maravilhoso “Figurado de Barcelos”. Anualmente, é incontável o número de visitantes que assomam a este local para observarem os talentosos artesãos que, em instantes, de um pedaço de barro fazem uma obra de arte de irrepetível beleza. Com isto, não se pretende menosprezar outros locais, em que a arte popular, neste caso ligada à cerâmica decorativa e utilitária, continua a ter exímios executantes.

Figurado de barro, cerâmica decorativa e utilitária, porcelanas, faianças e loiça regional, é onde enquadramos os diversos tipos de artesãos hoje existentes. Encontramos na artesã Júlia Ramalho, uma “embaixadora” da nossa arte, nascida a 3 de Maio de 1946 começou a trabalhar no barro apenas com 7 anos de idade. Acompanhou todo o percurso artístico da sua avó, Rosa Ramalho, e herdou-lhe os talentos, que a haviam colocado como um dos expoentes máximos desta arte em Portugal.

È intenção da autarquia, em colaboração com a Câmara Municipal, dotar esta freguesia de ceramistas com um museu, onde possa homenagear Rosa Ramalho, filha ilustre desta terra, assim como um par de artesãos que ao longo do tempo foram transmitindo às diversas gerações o seu saber, no que concerne ao trabalho do barro.

 

Casa onde viveu Rosa Ramalho

Rosa Ramalho no Atelier

Rosa Ramalho

Júlia Ramalho no seu Atelier

 

 

 

 

 

 

Rodistas

Galos de Barcelos

Carlos Pinto (modelador) 

  

Fernando Soares e Inês FerreiraLaurinda PiasEduardo Pias e Jesus PiasAna Pias 

 

 

 

 

 


Facebook


Informações Úteis


Horários

 

·  Secretaria da Junta

·  Posto  do I.E.F.P.(Apresentação Quinzenal)

·   Posto público de acesso à internet

Segundas-feiras:

a

Sextas-feiras:

09h00 às 12h30

14h00 às 17h30


Junta de Freguesia:

 

Segundas-feiras:

20h00 às 21h00

 

Quintas-feiras:

20h00 às 21h00


      Cemitério:

 (Abril - Setembro)

Sextas-Feiras, Sábados, Domingos e Feriados

 Abertura:  08h00

Encerramento: 20h30

 

(Outubro-Março)

Sextas-Feiras, Sábados, Domingos e Feriados

 Abertura:  08h00

Encerramento: 18h30


Galo de Barcelos

Aqui nasceu o verdadeiro

"Galo de Barcelos"


Artesã

"Rosa Ramalho"

Artesã Rosa Ramalho